top of page

Campos Semânticos

 

  Para as teorias que tratam dos campos semânticos o vocabulário se constitui numa série de elementos combináveis que, estruturados em campos, formam a totalidade do léxico ou conjunto de palavras de uma língua. A noção de campo foi introduzida para demonstrar que o vocabulário não é um inventário rígido de componentes independentes e isolados.

 

  Um campo de significação é um conjunto de palavras associadas. O campo léxico ou campo lexical está mais preso às significações já estabelecidas, recorrendo às variações sufixais, ao dicionário, ou ao que estritamente se observa em relação a uma situação ou a um objeto. Já o campo semântico é um conjunto de palavras associadas a uma ideia, identificando-se com o momento histórico, os dialetos e as situações de uso da linguagem.

 

  Podemos pensar, como exemplo, o campo lexical de “morrer”: falecer, deixar de viver, passar de um estado de vida biológica para um estado de morte biológica, dentre outros termos. Já um campo semântico de “morrer” poderia ser: bater as botas, ir dessa para melhor, passar para um plano superior, apagar, ir pra terra de pés juntos, bater a caçoleta, esticar o pernil, desocupar o beco, dar a casca e tantos outros nomes, conforme as culturas.

 

  Enfim, conforme as pessoas, os grupos, os lugares sociais, novas e imprevisíveis associações podem ser feitas e todas caberiam em um campo semântico, pois ele diz de uma época, de um grupo, de um momento histórico.

 

 

Aula 1

 

Aula 2
 

 

Aula 3
 
 

 

Artigos 

problemáticos

bottom of page