Semântica e Ensino
Polissemia
A polissemia é a propriedade que as palavras têm de possuírem várias significações. Por exemplo, a palavra ponto pode ser usada tanto para se falar de costura: Esse ponto ficou torto; como para dizer de um ponto de encontro: Te aguardo no ponto marcado; além de outros tantos usos, como ponto cirúrgico ou ponto de chegada, etc. No entanto, entre esses usos não há uma nítida distinção semântica, apesar de significarem coisas completamente diferentes. É como se houvesse uma expansão do sentido nos diversos usos da palavra ponto, por exemplo.
Toda palavra é polissêmica por natureza, ou seja, toda palavra pode adquirir vários sentidos (poli=vários; sema=sentidos), conforme o uso que dela é feito, na língua. Câmara Jr. assim a define, no seu Dicionário de Linguística e Gramática:
Todas as formas da língua apresentam polissemia, que se refere tanto à significação gramatical ou interna (como nas preposições, nas conjunções, nas flexões, etc.), como à significação externa concentrada nos semantemas e caracterizadora das palavras (v.), mas há casos extremos que principalmente chamam a atenção na descrição linguística; cf. prep. a em – ir a Lisboa, andar a pé, falar a Pedro, ou andar em – andar a largos passos, andar de automóvel, andar doente. As correspondências de formas, de uma língua a outra, nunca se mantêm em todo o campo polissêmico que cada forma na sua língua abrange, o que complica a técnica de fatura do dicionário bilíngue (v.) e a tradução de língua a língua.
Mesmo sendo homônimas, as palavras são polissêmicas, já que essa é uma propriedade de todas as palavras da língua e uma propriedade não exclui a outra. Desse modo a palavra canto (extremidade) – homônima de canto (verbo cantar) – passou a significar “lugar isolado, isolado”, ex.: Vou ficar no meu canto, não quero interferir nessa discussão.
Dificilmente encontramos propostas de trabalho em salas de aula com a polissemia. No geral ela não é trabalhada. No entanto, lidar com a polissemia significa possibilitar a ampliação das condições de leitura dos textos, observando-os em suas nuances de sentidos; bem como amplicação da produção de sentido pelos alunos.
Artigos
problemáticos

Aula 3
Aula 2
Aula 1