top of page

Sinonímia

  A Sinonímia é a propriedade que possuem as línguas de possuírem sinônimos. E sinônimos são consideradas as palavras de sentido igual ou semelhante.

 

  Porém, o Sinônimo só existe se considerarmos palavras isoladas e com sentido denotativo. No entanto, se prevalece o sentido denotativo entre duas formas, uma tende a substituir a outra. É o caso de palavras estrangeiras que entram na língua referindo-se a mesmos objetos, mas uma delas tende a ser suprimida, como aconteceu com: metamorfose (latim) e transformação

(grego); antagonista (latim) e adversário (grego); abecedário (latim) e alfabeto (grego).

 

  Quando pensamos a língua em uso, o que temos são usos conotativos. Sob essa perspectiva se pode falar em valor sinonímico e não em palavras sinônimas. Na verdade, cotidianamente utilizamos o conceito de sinônimo com sentido de palavras que possuem valor sinonímico.  Por exemplo: “Perguntar é sinônimo de ensinar.” (Xenofonte)

 

  Todos os estudiosos da sinonímia concordam com a importância da substituição de palavras no texto, para evitar repetições constantes. No geral, as substituições entre palavras, nos enunciados, são feitas muito mais em função do público que se pretende atingir, adequando discursos.

 

  Diante dessas constatações, sugerimos que os professores questionem a definição de sinônimos Livros Didáticos, bem como os exercícios que cobram substituição de palavras em frases soltas. O ideal seria trabalhar a substituição de palavras a partir de textos lidos (comentados) e produzidos (em que esse tipo de exercício seja requerido).

 

 

Artigos 

problemáticos

Aula 2
 

 

Aula 1

 

bottom of page