top of page

Hiponímia

 

  O termo hiponímia vem do grego (hupó + ónoma). ‘Hupó’ expressa a direção ou a posição inferior, com ideia de movimento – 'para baixo, para baixo de' – ou de imobilidade – 'debaixo'. ‘Ónoma’ significa nome de pessoa ou objeto (material e conceitual). Do mesmo modo ocorre com o termo hiperonímia vem do grego (hupér + ónoma). ‘Hiper’ significa ‘acima, sobre’.

 

  A hiponímia é uma relação existente entre palavras de sentido mais específico com outras de sentido mais genérico. Assim, vaca está numa relação de hiponímia com mamífero e este com animal. Trata-se, portanto, de uma relação paradigmática ou ‘para baixo’ em relação a uma listagem. Para baixo, porque o termo mais geral estaria abaixo dos demais.

 

  A hiponímia atua basicamente na progressão textual-discursiva, ordenando a argumentação através do processo de retomadas anafóricas. Está muito voltada para a organização do campo semântico central do texto. Essa relação de hiponímia interna ao texto não está fixada anteriormente a ele, através do significado denotativo dos vocábulos de uma língua, já que dentro do texto as palavras adquirem sentidos diversos. O que é importante para garantir a coesão textual é que seja estabelecida uma relação interna de hiponímia, própria de cada discurso.

 

  Muitos textos sofrem de falta de progressão pela não observação da relação hiponímica. No entanto, antes de observar o próprio texto, o aluno precisa treinar o olhar para essa relação argumentativa, porque ela não possui limites precisos. O importante é que, diante do foco central do texto, o produtor opte por termos mais específicos, inicialmente, indo posteriormente para aqueles mais gerais.

 

  No entanto, isso nem sempre acontece com as reportagens. No geral elas trazem sinônimos ao termo central, o qual estabelece o assunto foco, e esses sinônimos vão se repetindo alternadamente. O texto deixa, assim, de ganhar progressão, tornando-se cansativo, enfadonho, pouco envolvente. Basta ir a um jornal e observar as reportagens para ver o que ocorre com a relação hiponímica ali estabelecida e que efeitos ela provoca no leitor. Seria um bom exercício para as salas de aula, pois ajudaria na produção de textos.

Artigos 

problemáticos

Aula 3
 
 

 

Aula 2
 

 

Aula 1

 

bottom of page